top of page

[Resenha] Juntando os Pedaços - Jennifen Niven


Título: Juntando os Pedaços.


Título Original: Holding up the Universe.


Autora: Jennifer Niven.


Ano: 2016.


Editora: Seguinte.


Número de páginas: 392.


Sinopse: "Jack tem prosopagnosia, uma doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Quando ele olha para alguém, vê os olhos, o nariz, a boca… mas não consegue juntar todas as peças do quebra-cabeça para gravar na memória. Então ele usa marcas identificadoras, como o cabelo, a cor da pele, o jeito de andar e de se vestir, para tentar distinguir seus amigos e familiares. Mas ninguém sabe disso — até o dia em que ele encontra a Libby. Libby é nova na escola. Ela passou os últimos anos em casa, juntando os pedaços do seu coração depois da morte de sua mãe. A garota finalmente se sente pronta para voltar à vida normal, mas logo nos primeiros dias de aula é alvo de uma brincadeira cruel por causa de seu peso e vai parar na diretoria. Junto com Jack. Aos poucos essa dupla improvável se aproxima e, juntos, eles aprendem a enxergar um ao outro como ninguém antes tinha feito."

 

Como dito, no livro encontramos dois personagens completamente diferentes um do outro, mas que no futuro descobrirão que precisarão um do outro mais do que nunca.

" (...) meu coração aperta e solta o peito, palpita e vibra como se fosse fugir e voar pelo carro . Coloco um sorriso no rosto e fico olhando pela janela enquanto penso: Ah, coração idiota " (p. 216)


Por um lado temos o Jack. Jack é popular, tem vários amigos e é respeitado. Isso são motivos para Jack se sentir alegre todos os dias, certo? Bom, não é bem assim, Jack nasceu com uma doença que o impede de reconhecer rostos, isso mesmo. Uma doença intitulada como prosopagnosia impede que a pessoa reconheça especificamente de quem é aquele rosto. Ele sabe que ali tem dois olhos, um nariz e uma boca, mas o cérebro dele não reconhece quem é a pessoa. Jack tenta reconhecer a pessoa pelo seu jeito de andar, seu cabelo, seu estilo e assim por diante. Você pode até pensar que ele tem ajuda dos amigos e familiares, mas o problema é que ninguém sabe dessa doença de Jack e é assim que ele leva a vida.

" Você merece ser vista, e eu nunca vou poder te ver, não de verdade. O que vai acontecer se você emagrecer? Você ia ter que ficar assim para sempre, essa é a sua marca, mas você é muito mais do que seu peso." (p. 289)



Por outro lado temos a Libby. Libby é novata na escola, depois de ficar em casa pelos últimos anos após o triste e traumático falecimento de sua mãe. Libby era conhecida como a adolescente mais gorda dos Estados Unidos tendo sua vida exposta pela mídia quando teve que ser retirada de casa pelos bombeiros em um guindaste para ser levada ao médico. Libby finalmente supera tudo e tenta achar um jeito de recomeçar tudo isso. Tudo vai bem, ou ela pensa que vai até ser vítima de bullying, uma brincadeira de mal gosto que nada mais e nada menos é executada por Jack e seus amigos chamada de Rodeio de Gordas... Isso mesmo que você leu.


"Se todo mundo que tem alguma coisa pra falar de mim passasse todo esse tempo, sei lá, sendo gentil ou desenvolvendo uma personalidade ou uma alma, imagine como o mundo seria." (p. 107)

Os dois vão parar na diretoria e, após tal feito, Jack e Libby descobrem que, talvez, encontraram a pessoa ideal para se sentirem seguros e amados.




"As pessoas fazem merdas por vários motivos. Às vezes, são simplesmente pessoas escrotas. Às vezes, outras pessoas fizeram merda com elas e, apesar de não perceberem, tratam os outros como foram tratadas. Às vezes fazem merdas porque estão com medo. Às vezes escolhem fazer merdas com os outros antes que façam merdas com elas." (p.74)



 

Jennifer Niven é conhecida pelo seu livro "Por Lugares Incríveis", um livro mega falado e discutido pelo mundo todo! Assim como em "Juntando os Pedaços", "Por Lugares Incríveis" também aborda um tema muito importante (o suicídio) que é protagonizado por dois personagens que, aos poucos, encontram-se a si mesmos.

 

"Juntando os Pedaços" traz dois temas importantes. A gordofobia que, infelizmente, é um problema retratado na sociedade e sobre prosopagnosia, uma doença que é pouco conhecida.







Eu adorei o livro! Achei que a autora abordou muito bem os temas e a construção de personagens ficou muito, muito boa! A mensagem que o livro traz que é sobre auto-aceitação e que, sendo do jeito que você é, sempre será amado é inspiradora! Ainda por cima, o livro em si é muito bonito, inclusive a textura dele que dá vontade de acariciar por horas e horas!




Eu acho que "Por Lugares Incríveis" me tocou mais e acabou me fazendo refletir mais, porém, gostei demais de "Juntando os Pedaços" e acabei dando 4,5!


Se você como eu, adora estar lendo sobre assuntos pouco retratados e ama Jennifer Niven, assim como "Por Lugares Incríveis", largue tudo que está fazendo e corra para lê-lo!

 

Espero que tenham gostado! Espero a opinião de vocês sobre oque acharam da resenha, isso me estimula bastante a trazer mais e mais resenhas! Um abração!


Um
Quote

"A grandeza não está em ser forte, mas no uso correto da força... Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração." - Extraordinário.

 

R.J Palacio.

Lendo no momento!
bottom of page